terça-feira, 25 de maio de 2021

Gênero: Notícia - Texto “Crianças surdas recebem ajuda de cães guia na Grã-Bretanha”. Prática de Linguagem: Leitura e Compreensão

 QUARTA-FEIRA,27 DE MAIO \2021

HOJE,IREMOS CONTINUAR COM O GÊNERO - NOTÍCIA.

O objetivo da aula é aprimorar a leitura e desenvolver a interpretação do gênero notícia.

Para relembrar a aula de SEGUNDA, vamos assistir o vídeo a seguirhttps://www.youtube.com/watch?v=B9MOU7BaqHI

Faça anotações em seu caderno para não esquecer as informações necessárias.

Agora você irá ler a seguinte notícia.

   James Cheung e o labrador Kurt (Foto: BBC)Crianças surdas recebem ajuda de cães guia na Grã-Bretanha

Projeto piloto tem o objetivo de dar mais autonomia a crianças.

Da BBC

Uma instituição de caridade britânica iniciou um projeto piloto para fornecer cães guia para crianças com problemas de audição.

No último ano, a instituição Cães Guia para Surdos deu 12 destes cães para crianças. Uma delas foi James Cheung, um menino de 11 anos com dificuldades de audição.

O cão de James é o labrador Kurt, que o alerta quando ele precisa acordar de manhã, quando sua mãe o chama e em situações de perigo, como quando um alarme de incêndio dispara.

Kurt foi treinado para responder a certos sons e ordens.

Segundo a família de James, seu comportamento mudou após a chegada do animal.

Ele está mais independente e confiante e desenvolveu um ótimo relacionamento com o cão.               

James Cheung e o labrador Kurt (Foto: BBC)

                                                                                                 

AGORA VAMOS FAZER NOSSA ATIVIDADE

        
1. Que gênero textual é esse?
2. Como ele está organizado?
3. Onde foi publicado
4. Qual é o assunto do texto?
5. Que acontecimento recente é relatado nessa notícia?
6. Por que essa notícia é de interesse público?
7. Que elemento presente na notícia mostra que ela foi retirada da internet?
8. Por que a notícia de internet geralmente apresenta um texto mais curto?
9. Qual é a função da foto e da legenda na notícia lida?
( ) Mostrar como o cão-guia e o menino James Cheung se relacionam bem
( ) Explicar o que é um cão-guia
( ) Mostrar como o cão-guia deve ser ensinado
( ) Explicar com o menino ouve o cão-guia.

11 comentários:

  1. Juliana Albuquerque E Silva, 9° B.

    01-) Notícia.
    02-) Introdução - desenvolvimento - conclusão.
    03-) No site www.bbc.com.
    04-) Crianças surdas recebem ajuda de cães de guia.
    05-) A de um menino que recebeu um destes cães.
    06-) Porque mostra uma melhoria na vida dos surdos.
    07-) No final do post diz disponível em nome do site.
    08-) Para que o leitor possa ler rapidamente.
    9-) (B) Mostrar como o cão-guia e o menino James Cheung se relacionam bem.

    ResponderExcluir
  2. Jonas Nascimento de Souza 9°b

    01-) Notícia.
    02-) Introdução - desenvolvimento - conclusão.
    03-) No site www.bbc.com.
    04-) Crianças surdas recebem ajuda de cães de guia.
    05-) A de um menino que recebeu um destes cães.
    06-) Porque mostra uma melhoria na vida dos surdos.
    07-) No final do post diz disponível em nome do site.
    08-) Para que o leitor possa ler rapidamente.
    9-) (B) Mostrar como o cão-guia e o menino James Cheung se relacionam bem.

    ResponderExcluir
  3. Sophia Souza Nascimento, 9°B.

    1-Notícia.

    2-Introdução, desenvolvimento e conclusão.

    3-Em um site, www.bbc.com.

    4-Fala de cães guias que ajudam crianças com problemas de audição.

    5- A de James que recebeu um cão guia.

    6-Pois mostra como os cachorros podem ajudar tendo o treinamento certo.

    7-O nome do site que tem no final da notícia.

    8-Chamar a atenção do leitor.

    9-(b)Explicar o que é um cão guia.

    ResponderExcluir
  4. alisson mendes dos santos 9°b

    01-notícia

    02-introdução-desenvolvimento-conclusão

    03-No site www.bbc.com

    04-crianças surdas reçebem ajuda de cães de guias

    05-a de um menino que reçebeu um destes cães

    06-porque mostra uma melhoria na vida dos surdos

    07-No final do post diz disponível em nome do site

    08-para que o leitor possa ler rapidamente

    09-(B)Mostrar como o cão-guia e o menino James Cheung se relacionam bem

    ResponderExcluir
  5. Josê thiago de vasconcelos 9 ano B

    01-) Notícia.
    02-) Introdução - desenvolvimento - conclusão.
    03-) No site www.bbc.com.
    04-) Crianças surdas recebem ajuda de cães de guia.
    05-) A de um menino que recebeu um destes cães.
    06-) Porque mostra uma melhoria na vida dos surdos.
    07-) No final do post diz disponível em nome do site.
    08-) Para que o leitor possa ler rapidamente.
    9-) (B) Mostrar como o cão-guia e o menino James Cheung se relacionam bem.

    ResponderExcluir
  6. Francisco Eduardo Silva

    1-Notícia.

    2-Introdução, desenvolvimento e conclusão.

    3-Em um site, www.bbc.com.

    4-Fala de cães guias que ajudam crianças com problemas de audição.

    5- A de James que recebeu um cão guia.

    6-Pois mostra como os cachorros podem ajudar tendo o treinamento certo.

    7-O nome do site que tem no final da notícia.

    8-Chamar a atenção do leitor.

    9-(b)Explicar o que é um cão guia.

    ResponderExcluir
  7. Whandson Pereira Rodrigues 9 B
    1.Notícia.
    2.Introdução - desenvolvimento - conclusão.
    3.No site www.bbc.com.
    4.Crianças surdas recebem ajuda de cães de guia.
    5.A de um menino que recebeu um destes cães.
    6.Porque mostra uma melhoria na vida dos surdos.
    7.No final do post diz disponível em nome do site.
    8.Para que o leitor possa ler rapidamente.
    9.B) Mostrar como o cão-guia e o menino James Cheung se relacionam bem.

    ResponderExcluir
  8. Marcelina Vasconcelos
    9b

    1-Noticia

    2-Introdução, desenvolvimento e conclusão.

    3-No site www.bbc.com.

    4-Crianças sem audição recebe ajunda de um cães.

    5-Cães-guias serves de auxílio à crianças surdas na Grã-Bretanha.

    6-Porque trás uma informação que pode ser útil para as outras pessoas que tem o mesmo problema.

    7-Mostra o endereço eletrônico no final "www".

    8-Para que o leitor possa ler rapidamente.

    9-Mostrar como o cão-guia e o menino James Cheung se relacionam bem


    ResponderExcluir
  9. Francisco Juan Brandão / 9°B

    01) Notícia.

    02) Introdução, desenvolvimento e conclusão.

    03) No site www.bbc.com.

    04) Crianças surdas são ajudados por cães de guia.

    05) Um menino que recebeu um cão guia.

    06) Pois a informação pode ser útil a quem tem esse mesmo problema.

    07) É mostrado um site no final do post.

    08) Para que o leitor possa ler rapidamente.

    9) (b) Demonstrar que o cão-guia e o menino James Cheung se relacionam bem.

    ResponderExcluir
  10. Wendel Holanda,9 ano B

    01-) Notícia.
    02-) Introdução - desenvolvimento - conclusão.
    03-) No site www.bbc.com.
    04-) Crianças surdas recebem ajuda de cães de guia.
    05-) A de um menino que recebeu um destes cães.
    06-) Porque mostra uma melhoria na vida dos surdos.
    07-) No final do post diz disponível em nome do site.
    08-) Para que o leitor possa ler rapidamente.
    9-) (B) Mostrar como o cão-guia e o menino James se relacionam bem

    ResponderExcluir
  11. Marcela de sousa Araújo
    9°b01°Notícia.
    02°Introdução - desenvolvimento - conclusão.
    03°No site www.bbc.com.
    04° Crianças surdas recebem ajuda de cães de guia.
    05°A de um menino que recebeu um destes cães.
    06° Porque mostra uma melhoria na vida dos surdos.
    07° No final do post diz disponível em nome do site.
    08° Para que o leitor possa ler rapidamente.⁹
    9°(B) Mostrar como o cão-guia e o menino James Cheung se relacionam bem.

    ResponderExcluir

TESE

    QUARTA-FEIRA, 01 DE SETEMBRO DE 2021 BOM DIA,QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS)! HOJE IREMOS TRABALHAR SOBRE-  TESE Leia com muita atenção as infor...