SEGUNDA-FEIRA,26 DE ABRIL DE 2021
BOM DIA!
INICIAREMOS MAIS UMA SEMANA,DESEJO QUE FAÇAM TODAS AS ATIVIDADES DA SEMANA E QUE TIREM TODAS AS DÚVIDAS COMIGO!
HOJE ESTUDAREMOS SOBRE O GÊNERO CRÔNICA,CONCEITOS E SUAS CARACTERÍSTICAS.
Na aula de hoje trabalharemos a crônica de Artur Azevedo do PNLD (pág. 44), com foco no CONCEITO e nas PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO CRÔNICA.
MOMENTO PREDIÇÃO💭
O QUE É UMA CRÔNICA?
QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS?
ENTÃO VAMOS AS RESPOSTAS!
AGORA ASSISTA O VÍDEO A SEGUIR PARA FORMAR SEU CONCEITO: https://www.youtube.com/watch?v=nJWjTP71Jto
O que é crônica?
A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano, ou seja, questões comuns do nosso dia a dia. Ela se situa entre o jornalismo e a literatura.
Quais as características da crônica?
Além da narração de situações banais, ela é caracterizada por:
1. - Textos curtos e de fácil compreensão
2. - Linguagem simples e descontraída
3. - Poucos (ou nenhum) personagens nas histórias
4. - Análise crítica sobre contextos e circunstâncias
5. - Humor crítico, irônico e sarcástico
6. - Linha cronológica estabelecida.
Para que serve uma crônica?
Por ter caráter jornalístico e apresentar textos que narram e refletem o cotidiano, as crônicas servem para fazer uma crítica com a intenção de causar reflexão no leitor sobre determinado assunto.
EM SEU LIVRO DIDÁTICO ,PG 44 IREMOS ESTUDAR A SEGUINTE CRÔNICA:
A crônica a seguir foi escrita há mais de um século para o jornal Carioca O país. Qual será a opinião de um cronista, que viveu a virado do século XX, sobre a ortografia da língua portuguesa.
Texto 3 de agosto de 1907
Tenho diante dos olhos uma carta em que me perguntam o que penso da questão ortográfica. Não sei por que não me perguntam o que penso também do último eclipse do sol ou da candidatura do general Taft à presidência dos Estados Unidos! Tenho medo que me pelo das questões gramaticais, e é por isso que passo de largo quando brigam dois gramáticos. Se brigam três, não saio de casa. Aqui há tempos, o Dr. Fausto Maldonado publicou em Carangola uma interessante brochura intitulada Ortografia portuguesa e mandou-me um exemplar, acompanhado de uma carta, dizendo-me que no prefácio da 2º edição responderia à minha crítica. Tanto bastou para que eu não escrevesse nada sobre o livrinho, que, aliás, me proporcionou algumas horas de prazer intelectual. Nada! Com gramáticos não quero eu brigas! Nunca me hei de esquecer da célebre questão "faz - fazem", que, há uns trinta anos, ou mais, se agitou no Maranhão, a terra em que os gramáticos mais proliferam. Lembrou-se alguém de perguntar: Como se deve dizer: "fazem hoje dois anos" ou "faz hoje dois anos"? Apareceram vinte respostas contraditórias: uns opinavam por "fazem", outros por "faz"; estes afirmavam que se podiam empregar ambas as formas; aqueles opinavam que nenhuma delas era correta. Essa diversidade de opiniões deu lugar a uma discussão que durou longos meses. A princípio, nenhum dos contendores saiu do terreno da urbanidade e da boa educação, mas não tardaram as invectivas, os doestos e, finalmente, as injúrias. Imaginem se tratasse de uma questão [...] como a da reforma ortográfica! [...] Entretanto, reconhecendo embora a conveniência de simplificar e uniformizar a ortografia portuguesa, não faço, pessoalmente, questão de sistema. Desde que eu entenda o que está grafado, e haja boa sintaxe, o resto pouco me importa — tanto me faz o "f' como o "ph". A simplificação ortográfica obedece a uma lei fatal da natureza, a lei do menor esforço, que tende a simplificar todas as coisas; tempo virá em que, quer queiram, quer não queiram, todas as palavras serão representadas pelo menor número possível de letras e sinais. A. A. Artur Azevedo. Artur Azevedo. São Paulo: Global, 20U. p. 325-326 (Coleção Melhores Crónicas).
APÓS A LEITURA VAMOS PARA NOSSA ATIVIDADE
QUESTÕES DO LIVRO DIDÁTICO(DEIXE AS RESPOSTAS AQUI NO BLOG)
1- SOBRE O PRIMEIRO PARÁGRAFO,RESPONDA:
A- QUAL É O SENTIMENTO EXPRESSO PELO CRONISTA ACERCA DO CONTEÚDO DA CARTA?
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B-COMO É POSSÍVEL IDENTIFICAR ESSE SENTIMENTO?
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2-RELEIA O TERCEIRO PARÁGRAFO E,DEPOIS ,RESPONDA AS QUESTÕES.
A-POR QUE O CRONISTA TEVE RECEIO DE ESCREVER UMA CRÍTICA A OBRA RECEBIDA?
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3- O QUE VOCÊ COMPREENDEU DA CRÔNICA?
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A CORREÇÃO SERÁ FEITA NA SEXTA-FEIRA, 30 DE ABRIL.
Maria Natália Sousa 9 ANO b
ResponderExcluir1. Que ele tem uma carta na manga
ResponderExcluir2.uma crítica , ele teria que estar acompanhado de uma carta que escreve a própria crítica
ResponderExcluir3. Eu compreendi muitas coisas
ResponderExcluir1) que ele. Tem carta na manga.
ResponderExcluir2) uma crítica ele teria que estar acompanhador de uma carta. Escrita a critica
ResponderExcluir3) eu enterdi pouca coisas
ResponderExcluirJonas Nascimento de Sousa 9°b
ResponderExcluir01 R=a)sentimento de informaç
B) pelo o decorrer do texto
02 R=para deixar o contexto melhor
03 R=quase toda crônica
Jose thiago de vasconcelos 9 ano B
ResponderExcluir1)-a)sentimento de informa
B)-pelo o decorer do texto
2)-para deixar o contexto melhor
3)-quase toda crônica
Sophia Souza Nascimento,9°B.
ResponderExcluir1-a)Como se pede o sentimento do cronista sobre o conteúdo da carta no primeiro parágrafo é um certo medo no decorrer da carta o sentimento muda mas no primeiro parágrafo é isso.
b)Pelo jeito em que o cronista se expressa.
2-Enviaram-lhe um exemplar Porque ele havia feito uma crítica ao trabalho passado de Dr.Fausto.
3-Que Artur Azevedo era um homem que influenciará muito na época e que as pessoas gostavam de saber a sua opinião em relação às coisas mas ele não gostava de opinar sobre ortografia é sempre que tinha briga entre gramáticos ele procurava fugir.
alisson mendes dos santos 9 b
ResponderExcluir1-(a)sentimento de informação
(b)pelo o decorrer do texto
2-porque ele fez uma critica ao trabalho passado dele
3-ele era uma pessoa que os outros gostavam do que ele falava sempre quando colocaba sua opiniäo sobre o assunto mais ele não gostava de falar em ortografia
Marcela de sousa Araújo
ResponderExcluir1
a)Sentimento de informação
B)pelo o decorer do texto
2 porque ela queria deixar o contexto melhor
3 ela quase toda,teve certas partes que não intendi
Francisco Eduardo Silva 9°B
ResponderExcluir1)A)Sentimento de informação
B)pelo decorrer do texto
2)Porque ela queria fazer uma crítica
3)Quase toda teve uma parte que não entendi
Marcelina Vasconcelos
ResponderExcluir9b
1-Sentimentode informação
B)Pelo o jeito que o cronista descreve
2-Poruqe para que ele descrevesse a crítica ele teria que estar com um acompanhante de uma carta que escreve a propria crítica .
3-Por as pessoas gostar do que ele palavras sobre as suas opiniões
Juliana Albuquerque E Silva
ResponderExcluir01-) (A) Ele sente medo.
(B) Ainda no primeiro parágrafo ele confirma isso nessa frase: "Tenho medo que me pelo das questões gramaticais..."
02-) Enviaram-lhe um exemplar porque ele havia feito uma critica sobre seu trabalho.
03-) o personagem Arthur era um homem que influenciará muito naquela época, tanto que as pessoas gostavam de saber sua opinião em certas coisas só que ele não gostava de opinar sobre ortografia então sempre que o assunto se iniciava ele fugia.
9°B
ExcluirFrancisco Juan Brandão da Hora / 9°B
ResponderExcluir1)
A) Sente medo das questões gramáticais.
B) Pois no texto ele cita que está com medo.
2)
A) Porque queria demonstrar um melhor contexto.
3) Que muitos gostavam dele e de suas críticas naquela época, porém ele não gostava de falar sobre ortográfia.
Maria Eduarda Albuquerque De Carvalho
ResponderExcluir01 R=a)sentimento de informar
B) pelo o decorrer do texto
02 R=para deixar o contexto melhor
03 R=quase toda crônica
Whandson Pereira Rodrigues 9 B
ResponderExcluir1.A)medo
B)pois ele relata que está com medo
2.para melhora o contexto
3.Artur Azevedo era uma pessoa que as outras pessoas gostavam de ouvir a opinião dele mais ele não gostava mais ele não gostava de dar sua opinião da ortografia e sempre tinha que briga com os gramáticos e ele fugia