domingo, 18 de abril de 2021

Prática de Linguagem: Produção de texto

 SEGUNDA-FEIRA,19 DE ABRIL DE 2021

OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO- Prática de Linguagem: Produção de texto

BOM DIA! INICIAREMOS MAIS UMA SEMANA E COM ELA VIRÁ MUITO CONHECIMENTO ,ESPERO QUE TENHAM COMPROMISSO COM SUAS ATIVIDADES E RESPONDAM TUDO DIREITINHO.

Preste bastante atenção na seguinte explicação.

O objetivo da aula é entender e aprender corretamente a escrever um parágrafo.


1- A marcação de parágrafos ocorre pelo recuo da primeira frase do parágrafo em relação à margem, ou seja, deixando um espaço em branco. É importante lembrar que não se colocam marcadores, como flechas, pontos ou travessão no início dos parágrafos; o travessão só pode aparecer se for a fala de um personagem – ainda assim o recuo em relação à margem deve ser deixado, é apenas o recuo (o espaço em branco);

2- Essa dica talvez seja a mais importante: cada parágrafo deve apresentar apenas uma ideia-núcleo. Mas o que é uma ideia-núcleo? É a ideia mais importante do parágrafo, pois a partir dela outras ideias serão desenvolvidas; a essas ideias damos o nome de ideias secundárias. Lembre-se de que as ideias secundárias devem estabelecer uma relação de subordinação com a ideia principal e, caso uma delas tenha mais força e precise ser mais bem desenvolvida, é hora de mudar de parágrafo;

3- Todo parágrafo deve conter um tópico frasal, que nada mais é do que a frase que resume todo o conteúdo da ideia-núcleo. Trata-se de uma afirmação categórica, por isso ela deve ser objetiva e concisa, sendo constituída por, no máximo, três orações. Caso o tópico fique extenso, é sinal de que você deve refazê-lo;

4- Você não sabe qual é o tamanho ideal do parágrafo? Fique tranquilo, mesmo porque não existe nenhuma regra que determine o tamanho exato do parágrafo. Claro que você não deve escrever um parágrafo imenso, pois isso deixaria seu texto mal estruturado e confuso. Tente escrever três frases para cada um, esse é um número satisfatório. Mas, atenção: não permita que seu texto fique engessado, ou seja, não permita que os parágrafos fiquem todos iguaizinhos;

5- Você sabia que um parágrafo também tem uma estrutura padrão? Ele deve ser formado por três partes elementares: a ideia-núcleo, as ideias secundárias e a conclusão (onde se reafirma a ideia-núcleo). Essa estrutura deve ser respeitada principalmente nos textos do tipo dissertativo-argumentativo, lembrando que, em parágrafos curtos, geralmente não há conclusão;

6- Releia seu texto quando terminar de escrevê-lo, assim você poderá encontrar possíveis falhas na paragrafação. Esse exercício final é ótimo para ajudar a localizar problemas relacionados com a coerência e coesão, falhas que comprometem o entendimento global de um texto. Se você notar que em um mesmo parágrafo existem várias ideias-núcleo, não tenha preguiça de reestruturar sua redação e permitir que o leitor possa aproveitar ao máximo as informações que você pretende transmitir.

Logo depois ,assista os vídeos a seguir:
Caso ache necessário faça anotações em seu caderno.

Em seguida, vamos a nossa atividade.

Atividade de Língua Portuguesa
Leia com muita atenção
                                   A princesa e o sapo

Numa época muito antiga e em um reino muito distante, havia um rei com três lindas filhas. A caçula era a mais bela de todas. Era dona de uma beleza estonteante e até o Sol brilhava mais forte diante de seus encantos.
Em tardezinhas de muito calor, a princesa sentava-se à beira de um grande lago e jogava sua bola dourada, brincando e distraindo-se naquela brisa gostosa.
A bola ia, a bola vinha... até que a moça a jogou com muita força. Ela rolou para longe e foi direto para o fundo do lago. A jovem ficou extremamente triste.
— Ah, minha bola querida. Daria qualquer coisa para quem a trouxesse de volta pra mim... - choramingava a princesa.
Um sapo que estava por ali ouviu os lamentos da princesa e se aproximou dela.
— Eu posso trazer sua bola de volta.
[...]
Irmãos Grimm. A princesa e o sapo. Texto em domínio público e adaptado.

  QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO

1. O texto é composto por quantos parágrafos?

2. Como é iniciado cada parágrafo? Como ele é encerrado?

3. Assinale as alternativas corretas em relação ao primeiro parágrafo,

( ) Ele apresenta os personagens e os situa no tempo e no espaço.

( ) Apresenta fatos ocorridos com os personagens.

( ) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.

4. Em relação ao segundo e ao terceiro parágrafos, responda:

a) Eles apresentam fatos ocorridos com o personagem principal? Justifique sua resposta.

b) Quais são as palavras que mostram as ações praticadas pelo personagem?

c) É possível afirmar que cada um desses parágrafos é um pequeno episódio da história? Justifique sua resposta.
                                                                                                                
5. O que retratam o quarto e o sexto parágrafos?

 

 

 

11 comentários:

  1. Marcelina Vasconcelos
    9b

    1-Por 6 parágrafos

    2-Inicia com um espaço recuado a esquerda e é finalizado com um ponto.

    3-(c)

    4-a)Sim pois mostram coisas que a garota fazia.
    b) Sentava-se, jogava, brincando, distraindo-se, jogou.
    c) Eles são episódios diferentes de uma mesma situação, pois no segundo parágrafo havia apenas alegria e tranquilidade, e no terceiro acontece algo inesperado que modifica a situação vivida.

    5-Dos personagens.

    ResponderExcluir
  2. Jonas Nascimento de Sousa 9°b
    01= por 6 parágrafos

    02=começa recuado e tem a primeira letra cursiva e terminar com um ponto

    03=c

    04=
    b) Quais são as palavras que mostram as ações praticadas pelo personagem?

    c) É possível afirmar que cada um desses parágrafos é um pequeno episódio da história? Justifique sua resposta.

    05= as falas dos personagens

    ResponderExcluir
  3. Juliana Albuquerque E Silva 9*° B

    01-) 6 parágrafos.
    02-) Inicia com um espaço recuado e finaliza com um ponto.
    03-) (c) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
    04-)(A) Sim. Pois são as ações da personagem.
    (B) Sentava-se, jogava, brincando, distraindo-se (e) jogou.
    (C) São diferentes, no segundo parágrafo havia apenas alegria e tranquilidade, já no terceiro acontece algo inesperado que modifica a situação vivida.
    05-) Se retrata de falas.

    ResponderExcluir
  4. Whandson Pereira Rodrigues 9 B
    1.6 parágrafos
    2.inicia depois de um ponto com um espaço e numa linha debaixo disso e termina com um ponto e um espaço
    3.C
    4.A)o segundo parágrafo mostra o que ela fazia mais o terceiro parágrafo mostra uma coisa que aconteceu com ela
    B) sentava-se, jogava, brincando e jogou
    C) não. pois o segundo parágrafo mostra só o costume dela, já o terceiro parágrafo mostra o que ocorreu com ele durante que ela fazia esse costume
    5.as falas dos personagens.

    ResponderExcluir
  5. Francisco Eduardo Silva 9°B

    1)6°Parágrafo

    2)inicia com um espaço é finaliza com um ponto

    3)C

    4)A)Sim pois mostram coisas que a garota fazia.

    B)Sentava,jogava

    C)Não pois Em alguns mostra os costume delas é outras

    5)às fala de personagem

    ResponderExcluir
  6. Jose thiago de vasconcelos 9 ano.B

    1)-6 paragrafo

    2)-Inicia com o espaço recuado e finaliza com um ponto

    3)-(C)

    4)-B)sentava-se jogava brincando distraindo-se e jogou

    C)-não.pois o segundo paragrafo mostra só o costume dela ja o terseiro paragrafo mostra o que ocorreu com ele durante que ela fazia esse costume

    5)- as fala dos personagens

    ResponderExcluir
  7. alisson mendes dos santos 9-b
    1-6 paragrafo
    2-começa com o espaço e finaliza com um ponto
    3-(c)
    4-(a)
    (b)
    (c)
    5- as falas dos personagens

    ResponderExcluir
  8. Marcela de sousa Araújo
    1°6
    2°começa com um espaço e termina com um ponto.
    3°c)
    4°a)
    B)
    C)
    5°a fala de um dos personagens

    ResponderExcluir
  9. Wendel Holanda, 9 ano B

    01-) 6 parágrafos.
    02-) Inicia com um espaço recuado e finaliza com um ponto.
    03-) (c) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
    04-)(A) Sim. Pois são as ações da personagem.
    (B) Sentava-se, jogava, brincando, distraindo-se (e) jogou.
    (C) São diferentes, no segundo parágrafo havia apenas alegria e tranquilidade, já no terceiro acontece algo inesperado que modifica a situação vivida.
    05-) Se retrata de falas.

    ResponderExcluir
  10. Sophia Souza Nascimento,9°B.

    1-6 parágrafos.

    2-Inicia-se com letra maiúscula e termina com ponto final.

    3-Ele apresenta os personagens e os situa no tempo e no espaço e mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.

    4-a)Sim, detalha o que ela fazia nas tardes de muito calor.

    b)"Distraindo-se", "jogava", "sentava-se", "brincando", "jogou".

    c)Sim, porque causa dos (...).

    5-A fala dos personagens.

    ResponderExcluir
  11. Francisco Juan Brandão da Hora / 9°B

    1) Por 6 parágrafos.

    2) Com o começo com uma letra maiúscula ou um traço (por conta das falas das personagens), que começam sempre em uma nova linha, e terminam em um ponto final.

    3) (c) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.

    4)

    a) Sim, pois mostram as ações da princesa e a situação do que vem acontecer adiante.

    b) Sentava-se, jogava, brincando, distraindo-se, etc...

    c) Sim, pois cada uma difere diferentes situações.

    5) Da fala das personagens.

    ResponderExcluir

TESE

    QUARTA-FEIRA, 01 DE SETEMBRO DE 2021 BOM DIA,QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS)! HOJE IREMOS TRABALHAR SOBRE-  TESE Leia com muita atenção as infor...