SEGUNDA-FEIRA,19 DE ABRIL DE 2021
OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO- Prática de Linguagem: Produção de texto
BOM DIA! INICIAREMOS MAIS UMA SEMANA E COM ELA VIRÁ MUITO CONHECIMENTO ,ESPERO QUE TENHAM COMPROMISSO COM SUAS ATIVIDADES E RESPONDAM TUDO DIREITINHO.
Preste bastante atenção na seguinte explicação.
O objetivo da aula é entender e aprender corretamente a escrever um parágrafo.
1- A marcação de parágrafos ocorre pelo recuo da primeira frase do parágrafo em relação à margem, ou seja, deixando um espaço em branco. É importante lembrar que não se colocam marcadores, como flechas, pontos ou travessão no início dos parágrafos; o travessão só pode aparecer se for a fala de um personagem – ainda assim o recuo em relação à margem deve ser deixado, é apenas o recuo (o espaço em branco);
2- Essa dica talvez seja a mais importante: cada parágrafo deve apresentar apenas uma ideia-núcleo. Mas o que é uma ideia-núcleo? É a ideia mais importante do parágrafo, pois a partir dela outras ideias serão desenvolvidas; a essas ideias damos o nome de ideias secundárias. Lembre-se de que as ideias secundárias devem estabelecer uma relação de subordinação com a ideia principal e, caso uma delas tenha mais força e precise ser mais bem desenvolvida, é hora de mudar de parágrafo;
3- Todo parágrafo deve conter um tópico frasal, que nada mais é do que a frase que resume todo o conteúdo da ideia-núcleo. Trata-se de uma afirmação categórica, por isso ela deve ser objetiva e concisa, sendo constituída por, no máximo, três orações. Caso o tópico fique extenso, é sinal de que você deve refazê-lo;
4- Você não sabe qual é o tamanho ideal do parágrafo? Fique tranquilo, mesmo porque não existe nenhuma regra que determine o tamanho exato do parágrafo. Claro que você não deve escrever um parágrafo imenso, pois isso deixaria seu texto mal estruturado e confuso. Tente escrever três frases para cada um, esse é um número satisfatório. Mas, atenção: não permita que seu texto fique engessado, ou seja, não permita que os parágrafos fiquem todos iguaizinhos;
5- Você sabia que um parágrafo também tem uma estrutura padrão? Ele deve ser formado por três partes elementares: a ideia-núcleo, as ideias secundárias e a conclusão (onde se reafirma a ideia-núcleo). Essa estrutura deve ser respeitada principalmente nos textos do tipo dissertativo-argumentativo, lembrando que, em parágrafos curtos, geralmente não há conclusão;
6- Releia seu texto quando terminar de escrevê-lo, assim você poderá encontrar possíveis falhas na paragrafação. Esse exercício final é ótimo para ajudar a localizar problemas relacionados com a coerência e coesão, falhas que comprometem o entendimento global de um texto. Se você notar que em um mesmo parágrafo existem várias ideias-núcleo, não tenha preguiça de reestruturar sua redação e permitir que o leitor possa aproveitar ao máximo as informações que você pretende transmitir.
Logo depois ,assista os vídeos a seguir:
Caso ache necessário faça anotações em seu caderno.
Em seguida, vamos a nossa atividade.
Atividade de Língua Portuguesa
Leia com muita atenção
A princesa e o sapo
QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO
1. O texto é composto por quantos parágrafos?
2. Como é iniciado cada parágrafo? Como ele é encerrado?
3. Assinale as alternativas corretas em relação ao primeiro parágrafo,
( ) Ele apresenta os personagens e os situa no tempo e no espaço.
( ) Apresenta fatos ocorridos com os personagens.
( ) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4. Em relação ao segundo e ao terceiro parágrafos, responda:
a) Eles apresentam fatos ocorridos com o personagem principal? Justifique sua resposta.
b) Quais são as palavras que mostram as ações praticadas pelo personagem?
c) É possível afirmar que cada um desses parágrafos é um pequeno episódio da história? Justifique sua resposta.
Numa época muito antiga e em um reino muito distante, havia um rei com três lindas filhas. A caçula era a mais bela de todas. Era dona de uma beleza estonteante e até o Sol brilhava mais forte diante de seus encantos.
Em tardezinhas de muito calor, a princesa sentava-se à beira de um grande lago e jogava sua bola dourada, brincando e distraindo-se naquela brisa gostosa.
A bola ia, a bola vinha... até que a moça a jogou com muita força. Ela rolou para longe e foi direto para o fundo do lago. A jovem ficou extremamente triste.
— Ah, minha bola querida. Daria qualquer coisa para quem a trouxesse de volta pra mim... - choramingava a princesa.
Um sapo que estava por ali ouviu os lamentos da princesa e se aproximou dela.
— Eu posso trazer sua bola de volta.
[...]
Irmãos Grimm. A princesa e o sapo. Texto em domínio público e adaptado.
QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO
1. O texto é composto por quantos parágrafos?
2. Como é iniciado cada parágrafo? Como ele é encerrado?
3. Assinale as alternativas corretas em relação ao primeiro parágrafo,
( ) Ele apresenta os personagens e os situa no tempo e no espaço.
( ) Apresenta fatos ocorridos com os personagens.
( ) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4. Em relação ao segundo e ao terceiro parágrafos, responda:
a) Eles apresentam fatos ocorridos com o personagem principal? Justifique sua resposta.
b) Quais são as palavras que mostram as ações praticadas pelo personagem?
c) É possível afirmar que cada um desses parágrafos é um pequeno episódio da história? Justifique sua resposta.
5. O que retratam o quarto e o sexto parágrafos?
Marcelina Vasconcelos
ResponderExcluir9b
1-Por 6 parágrafos
2-Inicia com um espaço recuado a esquerda e é finalizado com um ponto.
3-(c)
4-a)Sim pois mostram coisas que a garota fazia.
b) Sentava-se, jogava, brincando, distraindo-se, jogou.
c) Eles são episódios diferentes de uma mesma situação, pois no segundo parágrafo havia apenas alegria e tranquilidade, e no terceiro acontece algo inesperado que modifica a situação vivida.
5-Dos personagens.
Jonas Nascimento de Sousa 9°b
ResponderExcluir01= por 6 parágrafos
02=começa recuado e tem a primeira letra cursiva e terminar com um ponto
03=c
04=
b) Quais são as palavras que mostram as ações praticadas pelo personagem?
c) É possível afirmar que cada um desses parágrafos é um pequeno episódio da história? Justifique sua resposta.
05= as falas dos personagens
Juliana Albuquerque E Silva 9*° B
ResponderExcluir01-) 6 parágrafos.
02-) Inicia com um espaço recuado e finaliza com um ponto.
03-) (c) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
04-)(A) Sim. Pois são as ações da personagem.
(B) Sentava-se, jogava, brincando, distraindo-se (e) jogou.
(C) São diferentes, no segundo parágrafo havia apenas alegria e tranquilidade, já no terceiro acontece algo inesperado que modifica a situação vivida.
05-) Se retrata de falas.
Whandson Pereira Rodrigues 9 B
ResponderExcluir1.6 parágrafos
2.inicia depois de um ponto com um espaço e numa linha debaixo disso e termina com um ponto e um espaço
3.C
4.A)o segundo parágrafo mostra o que ela fazia mais o terceiro parágrafo mostra uma coisa que aconteceu com ela
B) sentava-se, jogava, brincando e jogou
C) não. pois o segundo parágrafo mostra só o costume dela, já o terceiro parágrafo mostra o que ocorreu com ele durante que ela fazia esse costume
5.as falas dos personagens.
Francisco Eduardo Silva 9°B
ResponderExcluir1)6°Parágrafo
2)inicia com um espaço é finaliza com um ponto
3)C
4)A)Sim pois mostram coisas que a garota fazia.
B)Sentava,jogava
C)Não pois Em alguns mostra os costume delas é outras
5)às fala de personagem
Jose thiago de vasconcelos 9 ano.B
ResponderExcluir1)-6 paragrafo
2)-Inicia com o espaço recuado e finaliza com um ponto
3)-(C)
4)-B)sentava-se jogava brincando distraindo-se e jogou
C)-não.pois o segundo paragrafo mostra só o costume dela ja o terseiro paragrafo mostra o que ocorreu com ele durante que ela fazia esse costume
5)- as fala dos personagens
alisson mendes dos santos 9-b
ResponderExcluir1-6 paragrafo
2-começa com o espaço e finaliza com um ponto
3-(c)
4-(a)
(b)
(c)
5- as falas dos personagens
Marcela de sousa Araújo
ResponderExcluir1°6
2°começa com um espaço e termina com um ponto.
3°c)
4°a)
B)
C)
5°a fala de um dos personagens
Wendel Holanda, 9 ano B
ResponderExcluir01-) 6 parágrafos.
02-) Inicia com um espaço recuado e finaliza com um ponto.
03-) (c) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
04-)(A) Sim. Pois são as ações da personagem.
(B) Sentava-se, jogava, brincando, distraindo-se (e) jogou.
(C) São diferentes, no segundo parágrafo havia apenas alegria e tranquilidade, já no terceiro acontece algo inesperado que modifica a situação vivida.
05-) Se retrata de falas.
Sophia Souza Nascimento,9°B.
ResponderExcluir1-6 parágrafos.
2-Inicia-se com letra maiúscula e termina com ponto final.
3-Ele apresenta os personagens e os situa no tempo e no espaço e mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4-a)Sim, detalha o que ela fazia nas tardes de muito calor.
b)"Distraindo-se", "jogava", "sentava-se", "brincando", "jogou".
c)Sim, porque causa dos (...).
5-A fala dos personagens.
Francisco Juan Brandão da Hora / 9°B
ResponderExcluir1) Por 6 parágrafos.
2) Com o começo com uma letra maiúscula ou um traço (por conta das falas das personagens), que começam sempre em uma nova linha, e terminam em um ponto final.
3) (c) Mostra quem será o personagem principal ao descrevê-lo mais detalhadamente.
4)
a) Sim, pois mostram as ações da princesa e a situação do que vem acontecer adiante.
b) Sentava-se, jogava, brincando, distraindo-se, etc...
c) Sim, pois cada uma difere diferentes situações.
5) Da fala das personagens.