domingo, 28 de março de 2021

Gênero: Conto Social Prática de Linguagem: Leitura e Compreensão.

 

SEGUNDA -FEIRA ,29 DE MARÇO DE 2021

 Bom dia, amados(as) alunos(as) !

Gênero: Conto Social
Prática de Linguagem: Leitura e Compreensão.


O objetivo dessa aula é identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos social e entender a finalidade desse gênero textual.

Vamos continuar trabalhando a Unidade I – Conto Social: “Por um pé de feijão” (página 24 a 26) de Antônio Torres.

Siga todas as orientações e tenha uma excelente aprendizagem!
1º passo- Você sabe o que é um conto social?
2º passo- Qual sua finalidade?
Agora observe com atenção-
 O conto social trata de temas como as dificuldades dos grupos sociais desprivilegiados ou das minorias, denunciando injustiças sociais.
Nos contos sociais, é comum haver referências a fatos e personagens históricos, pois esse gênero denuncia, por meio da ficção, injustiças sociais reais.
É comum que as personagens não sejam individualizadas, pois o que importa não é mostrar o drama do individuo, mas a realidade vivida por seu grupo social. O discurso direto é um dos recursos empregados nas narrativas para aproximar o leitor da realidade das personagens. ex: “- Como você se arranjou para chegar aqui?” Denuncia uma realidade que o autor deseja ver transformada. Caracterização positiva das personagens para que o leitor se solidarize com os problemas que elas vivem.

Agora, você irá assistir os vídeos a seguir-https://www.youtube.com/watch?v=SX5kg7UUOa0  ( nosso livro didático, Unidade I – Conto Social: “Por um pé de feijão” (página 24 a 26) de Antônio Torres.)

https://www.youtube.com/watch?v=BWEH-g8hOw8  Podcast Por um pé de feijão- Antônio Torres-9anos-

Após assistir o vídeo e ouvir o Podcast, faça a leitura do texto no seu livro didático- Conto Social: “Por um pé de feijão” (página 24 a 26) de Antônio Torres.)

Em seguida, iremos fazer nossa atividade

Agora  responda: 1ª e 2ª questão da imagem acima.(deixe a resposta aqui no blog)



18 comentários:

  1. Jonas Nascimento de Sousa 9° b
    01 R=que o texto fala sobre um ano que foi bom no plantio
    02 aR= era muito escasa
    B) nunca mais avera um ano tão bom
    C)pelo crescimento

    ResponderExcluir
  2. Francisco Eduardo Silva 9°B

    01 R=que o texto fala sobre um ano que foi bom no plantio
    02 aR= era muito escasa
    B) nunca mais avera um ano tão bom
    C)pelo crescimento

    ResponderExcluir
  3. Wendel Holanda, 9°B

    01 R=que o texto fala sobre um ano que foi bom no plantio
    02 aR= era muito escasa
    B) nunca mais avera um ano tão bom
    C)pelo crescimento

    ResponderExcluir
  4. Juliana Albuquerque E Silva 9° B

    01-) O texto fala sobre um ano que foi bom no plantio.
    02-) (A) Era muito escassa.
    (B) Nunca mais avera um ano tão bom.
    C) Pelo crescimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José thiago de vasconcelos 9 ano B

      1-o texto fala sobre um ano que foi bom no plantio

      2-A) era muito escassa
      B) nunca mais avera um ano tão bom
      C) pelo crescimento

      Excluir
  5. alisson mendes dos santos 9-b
    01-) o texto fala sobre um ano que foi muito bom no plantio.
    02-)(A)era muito escassa.
    (B)nunca mais ira haver um ano tão bom.
    (C)pelo crescimento

    ResponderExcluir
  6. Marcela de sousa Araújo
    9° B
    1-fala sobre um ano que foi muito bom no plantio
    2
    A)era muito escassa
    B)nunca mais avera um ano tão bom
    C)pelo crescimento

    ResponderExcluir
  7. Sophia Souza Nascimento,9°B.

    1-Mais ou menos, eu não esperava por toda essa trama não.

    2-A)Era um lugar muito escasso.
    B)A tristeza, "vi a maior desgraça do mundo".
    C)Com vida própria "feito gente".

    ResponderExcluir
  8. Marcelina Vasconcelos
    9b

    1-O texto fala sobre um ano que foi muito bom no plantio

    2-A)Era muito escasa
    B)Nunca mais avera um ano tão bom
    C)Pelo crescimento

    ResponderExcluir
  9. 1 fala sobre um ano que foi muito bom no plantio

    ResponderExcluir
  10. (B) a tristeza vi a maior desgraça do mundo

    ResponderExcluir
  11. Francisco Juan Brandão da hora / 9°B

    1) O texto fala sobre um menino de uma família camponesa, da qual cuidavam e cultivam um plantio de feijão e milho, que ao longo da história foi sabotado, sendo tudo queimado.

    2)

    a) Que eram famílias camponesas, que viviam em um lugar rural.

    b) A tristeza, "Vi a maior desgraça do mundo".

    c) Um acontecimento muito bom, "Uma festa em comum".

    ResponderExcluir
  12. KAIKE WILLIAN BRANDAO VASCONCELOS 9B

    1-O TEXTO FALA SOBRE UM MENINO DE FAMÍLIA CAMPONESA,QUE CULTIVAVAM UM PLANTIO DE FEIJÃO E MILHO,E AO DECORRER DA HISTORIA SOFREU ALTERAÇÕES.

    2-(A)FAMILIA AGRICULTORA QUE VIVIA NA ZONA RURAL

    (B)A TRISTEZA,"VI A MAIOR DESGRAÇA DO MUNDO".

    (C)UMA FESTA EM COMUM

    ResponderExcluir
  13. Whandson Pereira Rodrigues 9 B
    1.Sim quando o feijão pegou fogo
    2.A)Era escasa
    B)tristeza"vi a maior desgraça do mundo"
    C)uma coisa muito boa."uma festa em comum"

    ResponderExcluir

  14. 01 R=que o texto fala sobre um ano que foi bom no plantio
    02 aR= era muito escasa
    B) nunca mais avera um ano tão bom
    C)pelo crescimento

    ResponderExcluir

TESE

    QUARTA-FEIRA, 01 DE SETEMBRO DE 2021 BOM DIA,QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS)! HOJE IREMOS TRABALHAR SOBRE-  TESE Leia com muita atenção as infor...